Maria Braga:“Oposição deveria parar de agir como criança”

Professora Maria Sousa Braga

EL PAÍS

A cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, professora na Universidade Federal de São Carlos, acredita que os opositores de Dilma Rousseff agem como crianças que perderam um jogo. “A oposição deveria se organizar como um time coeso e programático ao redor de um projeto político para o país”, diz.


Dilma Rousseff disse em uma entrevista que não vai cair do cargo. Como o senhora avalia essa declaração? Ela se sente segura ou apenas se manifestou para “marcar posição” diante de tantas críticas?

Penso que a presidente manifestou-se com muita propriedade diante de uma conjuntura onde setores até hoje não aceitaram a vitória legítima dela. E precisava fazer isso nessa direção já que tentam por todos os meios deixa-la impedida de continuar no governo.

Por qual razão a oposição insiste nessa discussão de impeachment? É uma tentativa de emplacar um terceiro turno, como dizem alguns petistas? O Governo demorou a reagir?

O governo é muito maior que essa busca desses setores que buscam instabilizar a ordem pública, e tem outras preocupações. A oposição está buscando um meio de impeachment porque não aceitou a sua própria derrota. E pior, essa postura raivosa e ilegal do ponto de vista das instituições eleitorais, mostra o quanto estão sendo irresponsáveis e nada propositivas. Infelizmente o Brasil está com uma oposição muito fraca programaticamente, e ao não terem o que propor de forma a construir uma alternativa exequível, ao eleitorado tão segmentado como o Brasileiro, ao que tivemos nesses últimos 12 anos resolveram apelar para outros meios. Alguns desses meios parte da própria oposição também lançou mão quando estava no poder. Diria que foram apenas mais hábeis ao conseguirem que a opinião pública não tivesse conhecimento.

Quais são os próximos grandes desafios da gestão Rousseff? Se defender das pedaladas fiscais? Reverter algumas derrotas no Congresso?

Os grandes desafios da presidente é manter as conquistas sociais alcançadas ao longo dos anos petistas e buscar equilibrar as contas públicas. Todos os aspectos dos quais a oposição busca lançar mão para desestabilizar o governo dependem de ações políticas e menos da presidente, com certeza a parte dela já está em desenvolvimento tendo em vista a distribuição de cargos que vem ocorrendo para os partidos aliados, especialmente para o PMDB.

Na sua opinião, como a oposição deveria se posicionar? Deveria insistir na tese do impeachment ou fazer algum outro tipo de contraponto?

A oposição deveria parar de agir como uma criança que não sabe perder um jogo. Em vez disso deveria se organizar como um time coeso e programático ao redor de um projeto político para o país. E sempre que necessário criticar e também propor alternativa aquilo que não concorda, visando não as ambições pessoais de algumas lideranças mas o bem comum. de uma República.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s