Aécio bajula Janot que o livrou da investigação sobre Furnas

Aécio Furnas

Por Iram Alfaia

Antes de mais uma vez engrossar o coro golpista contra a presidente Dilma defendendo que o Ministério Público apure as chamadas pedaladas fiscais, o senador tucano Aécio Neves (MG) aproveitou a sabatina no Senado do  procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para ressaltar a conduta profissional e ética do sabatinado.

Não era para menos. Afinal, o procurador-geral não pediu a abertura de inquérito contra o senador tucano sobre o esquema de desvio de recursos de Furnas.

Esquema ontem confirmado na CPI da Petrobras da Câmara por Alberto Yousseff. Com base em relato do ex-deputado José Janene (PP), morto em 2010, o delator afirmou que o senador mineiro recebia propina mensal de US$ 150 mil, dinheiro que era passado para  empresa Bauruense e tinha como destinatária a irmã de Aécio.

Diante dessa séria denúncia, o caminho natural seria a investigação. Além de aplacar o ímpeto golpista do tucano, a abertura do inquérito serviria também para demonstrar que o processo em curso não visa atingir apenas uma legenda de forma seletiva.

Aliás, o próprio senador poderia se antecipar e pedir que a denúncia fosse apurada e sua inocência comprovada. A quebra de sigilo da Bauruense já seria um bom começo.

Mas livre de qualquer investigação e antes de começar a atacar a presidente Dilma, Aécio aproveitou a sabatina para dizer que não só ele, mas toda Minas Gerais conhecia as origens, formação, caráter e a idoneidade do procurador.

“Portanto, se tudo isso já fosse de alguma forma relevante, não tenho dúvida de que o apoio que teve dos seus pares, inédito, acredito eu, na história do Ministério Público, é uma demonstração clara da forma como V. Exª vem se comportando”, disse Aécio.

Depois de ouvir uma longa defesa da punição da presidente sobre as chamadas pedalas e falar a respeito dos limites do MPF sobre o assunto, o procurador foi questionado se queria exercer a sua tréplica. “Só agradecer as referências do ilustre senador Aécio Neves”, respondeu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s