Deputada portuguesa denuncia golpe no Brasil

Mortagua

Por Iram Alfaia

Em discurso na Assembleia da República de Portugal, a deputada Joana Mortágua, dirigente do Bloco de Esquerda e licenciada em relações internacionais, disse que o impeachment da presidente Dilma Rousseff “se revelou como um golpe contra um Governo democraticamente eleito”.

Sob aplausos, ela afirmou que “o papel dos democratas é defender a democracia seja onde for”. Lembrou que quem em Portugal se prestou ao papel de “claque dos golpistas da direita brasileira” calou-se com vergonha.

Disse que entre Deus e o mundo tudo foi razão para derrubar a presidente do Brasil. “Tudo menos o tal crime de responsabilidade que seria a única justificação legal para o impeachment”.

“Na manhã seguinte os títulos da imprensa internacional traduziram em ridículo a farsa de domingo: Deus e netos dos deputados derrubaram a Presidente do Brasil”, disse a deputada, para quem este foi o resumo feito pela maioria dos jornais como o New York Times ou a Newsweek.

Michel Temer e Eduardo Cunha foram, segundo ela, os organizadores do golpe. O primeiro, pretenso sucessor, é suspeito em investigação na Lava Jato e, o segundo, o “pai do impeachment, é réu no STF.

Disse ainda que ao contrário de Dilma, 60% dos deputados que votaram sim estão “a braços com a Justiça”. Citou o caso da deputada Raquel Moniz que dedicou o voto ao marido Ruy Moniz, prefeito de Montes Claros, exemplo de gestor público, mas que na manhã seguinte foi preso pela Polícia Federal por envolvimento em corrupção.

“O debate correu, e dos fundamentos formais do impeachment nem sinal. Foram esquecidos até pelos organizadores do golpe como desculpas esfarrapadas que eram. E só podemos esperar que o combate à corrupção não vá pelo mesmo caminho”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s