Manifestante é agredido durante visita de Kassab ao Inpa

Por Iram Alfaia

 

Terminou em violência nesta sexta (17), em Manaus, a visita do ministro Gilberto Kassab ao Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Segurança do líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino, agrediu com soco o médico veterinário Diogo Lagroteria que fazia parte do protesto contra a fusão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério das Comunicações, medida que resultou na pasta dirigida por Kassab.

Acompanhado de parlamentares, Kassab chegou ao local com uma hora de atraso e entrou por um acesso restrito à diretoria do órgão. Na saída, evitou os manifestantes entrando rapidamente no carro.

O deputado Pauderney, que deixou primeiro o local, chegou a bater boca com os manifestantes ao ser chamado de corrupto.

Os seguranças dele, armados com pedaços de pau, afastavam as pessoas que se aproximavam do parlamentar. Na ocasião um deles deu um soco no médico veterinário Diogo Lagroteria.

“Nenhum de nós aqui tentou levantar a mão ou tentou algum tipo de agressão em relação a eles, simplesmente isso. Eles me bateram com a mão, me deram soco, pegaram uns pedaços de pau que encontram aqui pela trilha. Pegaram uma pedra que tinha uns dois quilos e só não jogaram na gente porque alguém ali no meio impediu”, disse o veterinário.

Segundo a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), diversas instituições já enviaram cartas de protestos contra a fusão das duas pastas.

Além do Inpa, já protestaram instituições como Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidades federais de São Paulo, Associação Brasileira de Antropologia, Sociedade Brasileira de Física, Sociedade Brasileira de Química e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s